Termos e Condições
Âmbito
e Objeto das Condições Gerais da Loja
As
presentes Condições Gerais destinam-se, com o formulário de encomenda, e os
demais elementos referidos nas mesmas, a regular os termos e as condições por
que se regerá a prestação do Serviço Loja Online Vidal & Valente pela Vidal
& Valente, Lda., com sede na Rua da Fontela, 3750-742 Águeda, sob o número
único de matrícula nº 1315 fls 64 livr. C-4 e de identificação de pessoa coletiva nº 502101822, com o
capital social de 5000€, doravante designadas Vidal &
Valente.
O
Serviço consiste na disponibilização, através do endereço www.vidalevalente.pt
de acesso à Loja Online que, além de fornecer informação relativa a um conjunto
de produtos e/ou serviços, permite ao Utilizador, por via eletrónica, encomendar
os produtos nela divulgados, nos termos e condições aqui
descritos.
A
encomenda de produtos deve ser feita por Utilizadores com idade igual ou
superior a 18 (dezoito) anos (indivíduos com idade inferior terão de ter
autorização dos seus representantes). Os elementos e informações transmitidos
pelo Utilizador gozarão de plenos efeitos jurídicos, reconhecendo o Utilizador
as aquisições eletrónicas, não podendo este alegar a falta de assinatura para
incumprimento das obrigações assumidas.
2.
Informação
de Produto e Conteúdos
A
Vidal & Valente fará todos os possíveis para que a informação apresentada
não contenha erros tipográficos, sendo que serão rapidamente corrigidos sempre
que estes ocorram. Caso adquira um produto que tenha características diferentes
às apresentadas online, tem o direito de proceder à resolução do contrato de
compra nos termos legais aplicáveis (direito de livre resolução - ver ponto
9).
A
Vidal & Valente fará todos os possíveis para enviar a totalidade dos
produtos encomendados, mas é possível que, em determinados casos e devido a
causas dificilmente controláveis pela Vidal & Valente, como erros humanos ou
incidências nos sistemas informáticos, não seja possível disponibilizar algum
dos produtos pedidos pelo Utilizador. Caso algum produto não esteja disponível
depois de ter realizado a encomenda, será avisado, por correio eletrónico ou
através de telefone. Nesse momento ser-lhe-á apresentada a possibilidade de
anular a encomenda com o respetivo reembolso, caso já tenha efetuado o respetivo
pagamento.
Todas
as informações sobre preço, produtos, especificações, ações promocionais e
serviços poderão ser alterados a qualquer momento pela Vidal &
Valente.
3.
Responsabilidades
3.1
Todos os produtos e serviços comercializados na Loja Online Vidal & Valente
estão de acordo com a Lei Portuguesa.
3.2
A Loja possui os adequados níveis de segurança, contudo a Vidal & Valente
não será responsável por quaisquer prejuízos sofridos pelo Utilizador e/ou por
terceiros, em virtude de atrasos, interrupções, erros e suspensões de
comunicações que tenham origem em fatores fora do seu controlo, nomeadamente,
quaisquer deficiências ou falhas provocadas pela rede de comunicações ou
serviços de comunicações prestados por terceiros, pelo sistema informático,
pelos modems, pelo software de ligação ou eventuais vírus informáticos ou
decorrentes do descarregamento (“download”) através do serviço de ficheiros
infetados ou contendo vírus ou outras propriedades que possam afetar o
equipamento do Utilizador. Se por algum motivo de erro de acesso ao sítio
eletrónico da Loja Online Vidal & Valente houver impossibilidade de
prestação de serviço, a Vidal & Valente não será responsável por eventuais
prejuízos.
3.3
As consultas de dados e informação efetuadas no âmbito deste Serviço,
presumem-se efetuadas pelo Utilizador, declinando a Vidal & Valente qualquer
responsabilidade decorrente a utilização abusiva ou fraudulenta das informações
obtidas.
3.4
A Vidal & Valente não será responsável por quaisquer perdas ou danos
causados por utilizações abusivas do Serviço que lhe não sejam diretamente
imputáveis a título de dolo ou culpa grave.
3.5
A Vidal & Valente não é responsável pelos prejuízos ou danos decorrentes do
incumprimento ou cumprimento defeituoso do Serviço quando tal não lhe seja
direta ou indiretamente imputável a título de dolo ou culpa grave, não se
responsabilizando designadamente por (i) erros, omissões ou outras imprecisões
relativos às informações disponibilizadas através do Serviço; (ii) danos
causados por culpa do Utilizador ou de terceiros, incluindo as violações da
propriedade intelectual, (iii) pelo incumprimento ou cumprimento defeituoso que
resulte do cumprimento de decisões judiciais ou de autoridades administrativas
ou (iv) pelo incumprimento ou cumprimento defeituoso que resulte da ocorrência
de situações de força maior, ou seja, situações de natureza extraordinária ou
imprevisível, exteriores à Vidal & Valente e que pela mesma não possam ser
controladas, tais como incêndios, cortes de energia, explosões, guerras,
tumultos, insurreições civis, decisões governamentais, greves, terramotos,
inundações ou outros cataclismos naturais ou outras situações não controláveis
pela Vidal & Valente que impeçam ou prejudiquem o cumprimento das obrigações
assumidas.
3.6 A Vidal & Valente não garante que:
1.
i)
o Serviço seja fornecido de forma ininterrupta, seja seguro, sem erros ou
funcione de forma infinita;
2.
ii)
a qualidade de qualquer produto, serviço, informação ou qualquer outro material
comprado ou obtido através do Serviço preencha quaisquer expectativa do
Utilizador em relação ao mesmo;
·
iii)
qualquer material obtido de qualquer forma através da utilização do Serviço é
utilizado por conta e risco do Utilizador, sendo este o único responsável por
qualquer dano causado ao seu sistema e equipamento informático ou por qualquer
perda de dados que resultem dessa operação.
1.
iv)
nenhum conselho ou informação, quer oral quer escrita, obtida pelo Utilizador de
ou através do Serviço criará qualquer garantia que não esteja expressa nestas
Condições Gerais.
3.7 O Utilizador aceita que a Vidal & Valente não pode de forma nenhuma ser
responsabilizada por qualquer dano, incluindo, mas não limitado a, danos por
perdas de lucros, dados, conteúdos, ou quaisquer outras perdas (mesmo que tenha
sido previamente avisado pelo Utilizador sobre a possibilidade da ocorrência
desses danos), resultantes:
1.
i)
do uso ou impossibilidade de uso do Serviço;
2.
ii)
da dificuldade de obtenção de qualquer substituto de
bens/serviços;
·
iii)
do acesso ou modificação não autorizado a bases de dados
pessoais.
4.
Obrigações
do Consumidor
4.1.
O utilizador compromete-se a:
1.
i)
Facultar dados pessoais e moradas corretas;
2.
ii)
Não utilizar identidades falsas;
·
iii)
Respeitar os limites de encomendas impostos.
4.2.
Caso algum dos dados esteja incorreto ou seja insuficiente, e por esse motivo
haja um atraso ou impossibilidade no processamento da encomenda, ou eventual não
entrega, a responsabilidade é do Utilizador, sendo que a Vidal & Valente
declina qualquer responsabilidade. No caso de o consumidor violar alguma destas
obrigações, a Vidal & Valente reserva-se no direto de eliminar futuras
compras, bloquear o acesso à loja, cancelar o fornecimento de quaisquer outros
serviços disponibilizados em simultâneo pela Vidal & Valente ao mesmo
Utilizador; e, ainda, não permitir o acesso futuro do Utilizador a algum ou
quaisquer serviços disponibilizados pela Vidal &
Valente.
4.3.
É expressamente vedada a utilização dos produtos e serviços adquiridos para fins
comerciais, designadamente para efeitos de revenda de
bens.
5.
Privacidade
e Proteção de Dados Pessoais
5.1.
A Vidal & Valente garante a confidencialidade de todos os dados fornecidos
pelos Utilizadores.
5.2.
Os dados pessoais identificados no formulário de encomenda como sendo de
fornecimento obrigatório são indispensáveis à prestação do Serviço pela Vidal
& Valente. A omissão ou inexatidão dos dados fornecidos pelo Utilizador são
da sua única e inteira responsabilidade e podem dar lugar à recusa de prestação
do Serviço pela Vidal & Valente.
5.3.
Os dados pessoais do Utilizador serão processados e armazenados informaticamente
e destinam-se a ser utilizados pela Vidal & Valente no âmbito da relação
contratual e/ou comercial com o Utilizador e, em caso de autorização pelo
Utilizador, para a comercialização de INDICAR CASO A CASO E DE ACORDO COM O
OBJETIVO DA EMPRESA EM CONCRETO
5.4.
Nos termos da legislação aplicável, é garantido ao Utilizador, sem encargos
adicionais, o direito de acesso, retificação e atualização dos seus dados
pessoais, diretamente ou mediante pedido por escrito, bem como o direito de
oposição à utilização dos mesmos para as finalidades previstas no número
anterior, devendo para o efeito contactar a entidade responsável pelo tratamento
dos dados pessoais: Vidal & Valente Lda.
5.5.
A Internet é uma rede aberta, pelo que os dados pessoais do Utilizador, demais
informações pessoais e todo o conteúdo alojado no Serviço poderão circular na
rede sem condições de segurança, correndo, inclusive, o risco de serem
acessíveis e utilizados por terceiros não autorizados para o efeito, não podendo
a Vidal & Valente ser responsabilizada por esse acesso e/ou
utilização.
6.
Cancelamento
de encomendas
6.1
A pedido do Utilizador
O
Utilizador poderá efetuar o cancelamento da sua encomenda solicitando-o à Vidal
& Valente através do número de telefone ou e-mail referindo o número da
encomenda, o qual será aceite desde que a mesma ainda não tenha sido processada.
Após o seu processamento, a Vidal & Valente tentará efetuar a entrega da
mesma, mas o Utilizador tem a opção de não a aceitar.
Para
o efeito de cancelamento o Utilizador deverá indicar os seguintes dados à Vidal
& Valente:
1.
a)
Número da encomenda
2.
b)
NIF com que efetuou a encomenda e morada de entrega
6.2
Por decisão da Vidal & Valente
A
Vidal & Valente reserva-se no direito de não processar encomendas, quando
verificar alguma inconsistência nos dados pessoais apresentados ou observar má
conduta por parte do comprador. A Vidal & Valente reserva-se no direito de
não efetuar o processamento de qualquer encomenda ou reembolso, no caso de se
verificarem erros nos valores e/ou características dos produtos, quando estes
decorrerem de problemas técnicos ou erros alheios à Vidal &
Valente.
7.
Devolução
(Direito de Resolução)
7.1.
O Utilizador, no caso de ser consumidor, pode exercer o direito de resolução sem
que lhe seja exigida qualquer indemnização, no prazo de 14 (catorze) dias a
contar do dia em que o consumidor adquira a posse física do
bem.
Para
exercer este direito, o Utilizador poderá usar a minuta indicada abaixo, devendo
indicar todos os seus dados de identificação, o serviço subscrito que pretende
resolver e a data de subscrição. A comunicação deverá ser feita, por carta,
através da devolução do bem adquirido, ou por outro meio adequado e suscetível
de prova dentro do prazo acima definido.
O
consumidor deve no prazo de 14 (catorze) dias a contar da data da comunicação da
resolução devolver os bens à Vidal & Valente nas devidas condições de
utilização.
Minuta
para formulário de livre resolução (só deve preencher e devolver o presente
formulário se quiser resolver o contrato)
-
Para [inserir aqui o nome, o endereço geográfico e, eventualmente, o número de
fax e o endereço de correio eletrónico do profissional]:
-
Pela presente comunico/comunicamos (*) que resolvo/resolvemos (*) do meu/nosso
(*) contrato de compra e venda relativo ao seguinte bem/para a prestação do
seguinte serviço (*) — Solicitado em (*)/recebido em (*) —
Nome
do(s) consumidor(es) — Endereço do(s) consumidor(es) — Assinatura do(s)
consumidor(es) (só no caso de o presente formulário ser notificado em papel).
(*) Riscar o que não interessa.
A
embalagem deve ser devolvida completa, tal como foi entregue e acompanhada de
toda a documentação recebida, nomeadamente, os seguintes documentos: fatura de
venda e o documento que comprova a receção do produto. A embalagem e os
documentos indicados deverão ser enviados gratuitamente para a seguinte
morada:
Vidal
& Valente
Rua
da Fontela, Segadães
3750-742
Águeda
Se
o Utilizador optar por outras formas de devolução, os respetivos custos com
portes de envio serão da sua responsabilidade.
7.2.
Após receção da devolução na Vidal & Valente será devolvido ao Utilizador o
valor correspondente ao valor pago pela encomenda (valor da fatura de venda).
Caso tenha utilizado um código de desconto promocional, esse valor não será
restituído, ou seja, o reembolso será apenas pelo valor efetivamente
pago.
7.3.
O método de reembolso do valor a devolver depende do método de pagamento
utilizado na respetiva encomenda. No caso de pagamentos com cartão de crédito e
PayPal, estes são creditados nas respetivas contas. Nos restantes casos, quando
é fornecida informação do NIB, o reembolso é feito para a conta bancária
indicada. Caso contrário, o reembolso é realizado por cheque para a morada de
faturação. O reembolso é efetuado até 14 dias após a receção da vontade de livre
resolução e da receção da devolução do bem.
7.4.
Na falta de qualquer dos componentes do artigo vendido ou, caso qualquer deles
não se encontre em excelente estado de conservação, não haverá lugar a qualquer
reembolso do preço ou dos portes, sendo o produto reenviado novamente para a
morada de expedição inicial.
8.
Defeito
de fabrico
8.1.
Em caso de "defeito de fabrico", ou seja, quando são detetadas avarias nos
equipamentos que, em princípio, não se enquadrem no âmbito da respetiva
garantia, o Utilizador deverá devolver o equipamento, juntamente com uma cópia
da fatura e o formulário “Pedido de Troca /Devolução do Equipamento” preenchido,
no prazo máximo de 30 dias consecutivos a contar da data da fatura, para a
seguinte morada:
Vidal
& Valente
Rua
da Fontela, Segadães
3750-742
Águeda
Se
o Utilizador optar por outras formas de devolução, os respetivos custos com
portes de envio serão da sua responsabilidade.
8.2.
Para que a troca do produto possa ser efetuada, deverá assegurar que a embalagem
se encontra completa (caixa, manual de instruções, certificado de garantia,
terminal e acessórios) contendo todos os componentes que o constituem, em
excelente estado de conservação.
8.3.
Na falta de qualquer um dos elementos referidos anteriormente, ou caso algum dos
componentes não se encontre em excelente estado de conservação, não haverá lugar
a qualquer troca, sendo o produto reenviado novamente ao
Utilizador.
9. Garantia
9.1.
Todos os equipamentos disponíveis na Loja estão devidamente certificados pelas
entidades internacionais competentes.
9.2.
Os equipamentos e acessórios possuem um período de garantia definido pelo
fabricante, que nos termos legais é, no mínimo, de 2 (dois) anos. Este período é
considerado a partir da data da fatura do equipamento e só pode ser exercido
mediante apresentação do certificado de garantia e/ou comprovativo de compra
(fatura) devidamente preenchidos.
9.3.
São considerados fora das condições de garantia os equipamentos que tenham
ultrapassado o período definido pelo fabricante ou apresentem defeitos causados
por desgaste anormal, instalação imprópria, intempéries, descargas elétricas,
negligência ou acidentes, mau manuseamento, infiltração de humidade/líquidos,
utilização de acessórios não originais e intervenções técnicas por pessoal não
autorizado.
9.4.
Se o equipamento se avariar, e se estiver abrangido pela garantia, o Utilizador
poderá dirigir-se com o mesmo, e respetivo comprovativo de compra e/ou garantia,
a um centro de assistência técnica da marca.
9.5.
Os acessórios abrangidos pela garantia, que se avariem, deverão ser remetidos,
com o respetivo comprovativo de compra e/ou garantia, para a seguinte
morada:
Vidal
& Valente
Rua
da Fontela, Segadães
3750-742
Águeda
Se
o Utilizador optar por outras formas de devolução, os respetivos custos com
portes de envio serão da sua responsabilidade. O Utilizador deve solicitar
sempre o Talão dos CTT que comprova o envio da encomenda.
9.6.
Se o equipamento se avariar e esta avaria não se encontre abrangida pela
garantia, o Utilizador poderá dirigir-se com o mesmo, e respetivo comprovativo
de compra, a um centro de assistência técnica da marca.
10. Propriedade
Intelectual
10.1.
A Loja é um site registado e o Serviço prestado pelo próprio site é da
responsabilidade da Vidal & Valente
10.2.
O Utilizador reconhece que o Serviço contém informação confidencial e está
protegido pelos direitos de autor e conexos, propriedade industrial e demais
legislação aplicável.
10.3.
O Utilizador reconhece que qualquer conteúdo que conste na publicidade,
destaque, promoção ou menção de qualquer patrocinador ou anunciante está
protegido pelas leis relativas a direitos de autor e direitos conexos, pelas
leis relativas a propriedade industrial e outras leis de proteção de
propriedade, pelo que qualquer utilização desses conteúdos apenas poderá ocorrer
ao abrigo de autorização expressa dos respetivos
titulares.
10.4.
O Utilizador compromete-se a respeitar na íntegra os direitos a que se refere o
número anterior, designadamente abstendo-se de praticar quaisquer atos que
possam violar a lei ou os referidos direitos, tais como a reprodução, a
comercialização, a transmissão ou a colocação à disposição do público desses
conteúdos ou quaisquer outros atos não autorizados que tenham por objeto os
mesmos conteúdos.
11. Condições
de Segurança do Serviço
11.1.
O Utilizador compromete-se a observar todas as disposições legais aplicáveis,
nomeadamente, a não praticar ou a fomentar a prática de atos ilícitos ou
ofensivos dos bons costumes, tais como o envio indiscriminado de comunicações
não solicitadas (spamming)
em violação do disposto na legislação aplicável ao tratamento de dados pessoais
e às comunicações publicitárias através de aparelhos de chamada automática,
devendo ainda observar as regras de utilização do Serviço, sob pena de a Vidal
& Valente suspender ou desativar o Serviço nos termos previstos no ponto
14.
11.2.
O Utilizador expressamente reconhece e aceita que a Rede IP constitui uma rede
pública de comunicações eletrónicas suscetível de utilização por vários
utilizadores, e como tal, sujeitas a sobrecargas informáticas, pelo que a Vidal
& Valente não garante a prestação do Serviço sem interrupções, perda de
informação ou atrasos.
11.3.
A Vidal & Valente não garante igualmente a prestação do Serviço em situações
de sobrecarga imprevisível dos sistemas em que o mesmo se suporta ou de força
maior (situações de natureza extraordinária ou imprevisível, exteriores à Vidal
& Valente e que pela mesma não possam ser
controladas).
11.4.
Em caso de interrupção da prestação do Serviço por razões de sobrecarga
imprevisível dos sistemas em que o mesmo se suporta, a Vidal & Valente
compromete-se a regularizar o seu funcionamento com a maior brevidade
possível.
12. Suspensão
e desativação do Serviço Loja
12.1.
Independentemente de qualquer comunicação prévia ou posterior, a Vidal &
Valente pode, em qualquer altura, e de acordo com o seu critério exclusivo,
descontinuar a disponibilização do Serviço e ou parte do Serviço a um ou todos
os Utilizadores.
12.2.
A Vidal & Valente reserva-se ainda o direito de suspender ou fazer cessar
imediatamente o acesso ao Serviço, nos seguintes casos:
1.
a)
Quando o Utilizador não observe as condições de utilização referidas no ponto 4
e outras referidas nas Condições Gerais;
2.
b)
Quando a Vidal & Valente cesse o acesso à Loja, mediante comunicação prévia
com uma antecedência de 15 dias sobre a data de cessação.
12.3.
A suspensão ou a cessação do Serviço pela Vidal & Valente, nos termos dos
números anteriores, não importa o direito do Utilizador ou terceiros a qualquer
indemnização ou outra compensação, não podendo a Vidal & Valente ser
responsabilizada ou de alguma forma onerada, por qualquer consequência
resultante da suspensão, anulação, cancelamento do
Serviço.
12.4.
Nas situações acima descritas, a Vidal & Valente comunicará ao Utilizador,
previamente por forma a que este possa, querendo, salvaguardar o conteúdo da sua
área de visualização de encomendas no prazo de 3 (três) dias úteis a contar do
envio do e-mail ou disponibilização da informação na página principal do
Serviço.
13. Comunicações
13.1.
Sem prejuízo de outras formas de comunicação previstas nas presentes Condições
Gerais, as notificações efetuadas ao Utilizador que se relacionem com o Serviço,
incluindo eventuais alterações às presentes Condições Gerais, poderão ser
efetuadas para o endereço de correio eletrónico do Utilizador, por SMS ou
contacto telefónico.
13.2.
O Utilizador aceita receber toda e qualquer comunicação e/ou notificação
relacionada com a Loja Online, para a morada, telefone de contacto e ou endereço
de correio eletrónico (“e-mail”) indicados no processo de
encomenda.
Em
qualquer momento, pode solicitar o não recebimento destas comunicações e/ou
notificações através do Formulário de Contacto ou através da opção da opção “Não
receber a Newsletter” inscrita em cada Newsletter.
14. Configurações
Técnicas
14.1.
Sem prejuízo do disposto no número seguinte, a Vidal & Valente poderá
alterar o Serviço e/ou as condições técnicas de prestação do mesmo, bem como as
respetivas regras de utilização, devendo divulgar ao Utilizador tais alterações
com uma antecedência mínima de 15 (quinze) dias.
14.2.
A versão em cada momento em vigor das presentes Condições Gerais e dos seus
anexos encontra-se disponível no sítio eletrónico www.vidalevalente.pt
15. Comunicações
15.1.
Sempre que a Vidal & Valente entenda necessário ou conveniente otimizar a
experiência de navegação e/ou melhorar as condições de conectividade, a mesma
poderá reformular remotamente as configurações de rede.
15.2.
Sem prejuízo do disposto nos números seguintes, e atento o carácter inovador do
Serviço e as evoluções tecnológicas a que poderá estar sujeito, a Vidal &
Valente poderá alterar as configurações técnicas do mesmo sempre que tal se
revele conveniente para o adaptar a eventuais desenvolvimentos
tecnológicos.
15.3.
A Vidal & Valente não garante no entanto ao Utilizador a realização de
quaisquer upgrades ou melhorias no Serviço.
15.4.
Algumas upgrades ou novas funcionalidades do Serviço poderão estar disponíveis
apenas contra pagamento do Utilizador e/ou subscrição, pelo mesmo, de Condições
Específicas de utilização.
16. Reclamações
16.1.
O Utilizador pode submeter quaisquer conflitos contratuais, aos mecanismos de
arbitragem e mediação que se encontrem ou venham a ser legalmente constituídos,
bem como reclamar junto da Vidal & Valente de atos e omissões que violem as
disposições legais aplicáveis à aquisição de bens.
16.2.
A reclamação deverá ser apresentada no prazo máximo de 30 (trinta) dias,
contados a partir do conhecimento dos factos pelo Utilizador, sendo registada
nos sistemas de informação da Vidal & Valente que deverá decidir a
reclamação e notificar o interessado no prazo máximo de 30 (trinta) dias, a
contar da data da sua receção.
17. Lei
Aplicável
O
Contrato rege-se pela lei portuguesa.